O que é RPG?


RPG é um jogo de contar histórias, onde cada jogador finge ser outra pessoa, e toma decisões como ela tomaria, e assim a história vai ganhando vida, sem "nenhum" roteiro definido, o RPG "de mesa" não tem as limitações dos outros tipos, como os de vídeo games e/ou pc, pois ele tem como principal ferramenta a imaginação! Sentados em uma mesa, com algumas folhas, dados, lápis e borracha, algumas pessoas podem viver aventuras como as narradas por Tolkien ou Stephen King, ou muitos outros gênios da escrita. Jogar RPG é como ver um filme, mas só q vc é o personagem principal, e vc pode fazer escolhas q mudariam a história proposta pelo roteirista. É como as brincadeiras de faz-de-conta de quando éramos pequenos, só q no RPG existem algumas regras. Um conjunto de regras é chamado de sistema, e esses sistemas são feitos para definir fatores aleatórios, como por exemplo, se Neo consegue ou não desviar de balas, no começo era impossível para ele, mas com o passar do tempo, e acumulo de experiências, ele pode esquivar-se, mas como nada é perfeito, caso Neo falhasse em um teste de destreza, habilidade, ou qualquer outra característica q represente isso a bala iria acertá-lo, e causaria dano. É como pensar em Street Fighter, cada personagem é único, e tds possuem características q os limitam, e para saber se podem ou não fazer algo é que essas características estão lá.

Chrono Trigger

Para jogar RPG é necessário q um dos jogadores seja responsável por criar uma história, como por exemplo, um cara mal cria um monte de anéis, e entrega pra alguns outros bem fortes, depois ele cria um anel q controlaria a tds os outros, então por um infortúnio ele se lasca e perde o anel!! (sem sacanagem hein pessoal!), mas mesmo assim ele continua sendo bem forte, e lança seu exercito sobre as nações, pra procurar sua preciosa jóia, e é ai que os heróis aparecem, eles têm q escoltar um jovem hobbit até o inferno para destruir o anel do cara! (hehe...) A partir disso a história se desenrola, com a viagem dos heróis por terras desconhecidas e cheias de perigos, q tentaram impedir o avanço dos heróis até as chamas de Mordor... claro q alguém pode achar q roubar o anel e usá-lo para seus próprios interesses seja melhor....

Rpg de Mesa

O RPG Maker é uma ferramenta extremamente útil para aqueles que querem contar suas histórias, mas que não querem reduzi-las a apenas um grupo fechado de amigos, quer q ela torne-se publica, que muitas pessoas ao redor do mundo a joguem, assim utilizando-se dessa ferramenta muitas pessoas criam seus jogos e os colocam na internet. O processo de criação do jogo é mais complexo do q o do RPG de mesa, uma vez q são necessárias programações de diversos tipos para q um jogo fique completo, mas a parte de criação da história é feita como a de uma história para jogar com seus amigos. Dessa forma o RPG Maker proporciona a aqueles q tiverem criatividade e perseverança a possibilidade de criar jogos como Final Fantasy VII, ou outros, td depende da dedicação e tempo para concluir seu trabalho. É claro q como os demais jogos de videogame e pcs, os jogos criados em RPG Maker não darão total liberdade de ação ao jogador, mas proporcionara o prazer de contar sua história não somente de boca, mas sim com efeitos visuais e de áudio para uma gama maior de pessoas, e é claro a realização de criar algo novo e que seja seu.

Assim sendo com o RPG Maker, vc pode fazer jogos de aventura, ação, terror, suspense, de todos os tipos, onde os jogadores deveram assumir os papeis principais, e levar a história até o fim, escolhendo as opções e seguindo pelos caminhos difíceis ou fáceis q sua mente criou para serem explorados.

Bem Vindo ao mundo do RPG!!

O Que é o Rpg maker?


Agora, pra quem ainda não conhece o RPG Maker, vamos começar por uma breve viagem entre os makers, para que você saiba quais são suas principais caracteristicas e saber, qual o maker que mais se encaixa no seu perfil Não é porque existe o RPG Maker VX que o XP se tornou inútilizado, assim como também é verdade que muitos ainda utilizam o RPG Maker 2000 e muitos mais o RPG Maker 2003(2k3). Isso existe porque cada maker possui suas próprias caracteristicas, funções, algumas facilidades e algumas dificuldades.

O RPG Maker foi lançado em 1988 pela ASCII com o princípio de lapidar algumas mentes brilhantes infântis voltadas aos jogos eletrônicos, isso no Japão. Mas o maker se expandiu a partir de 1999 já com o RPG Maker 2000(2k), graças a traduções feitas por pessoas como o eterno(para o mundo maker) Don Miguel. Depois disso, em todas as versões futuras, tornou-se um hábito das comunidades makers nacionais traduzir os makers assim que são lançados (foi assim como o RPG Maker 2k3, com o XP e com o VX, que são os RPG Maker lançados após o 2k até o presente momento).

Mudando um pouco de assunto e aproveitando a deixa, aproveito o espaço para deixar clara nossa posição oficial sobre as traduções dos RPG Maker, sobre sua "pirataria".

Nós da DevMakers não temos nada contra a tradução não-oficial do RPG Maker, seria hipocresia falar isso já que sabemos que graças a isso o maker se difundiu da forma a qual se encontra atualmente, com várias comunidades sobre o assunto, e não só no Brasil que acontece esse debate mais empolgado sobre a pirataria no RPG Maker. Países latino-americanos e alguns europeus, e asiáticos também estão no mesmo barco. Isso deve-se ao valor do RPG Maker original(lembrando que existem versões em Japonês e em Inglês), porém mas não distribuíremos de forma alguma estas "traduções". Não temos nada contra quem usa, o que se sabe, é que dentro da DevMakers é terminantemente proibida a distribuição de tais traduções.

Voltando as versões do RPG Maker, existem versões para videogames também, que pelo menos em terras tupiniquins, não obtiveram o mesmo sucesso que as versões do PC, isso porque ou são muito limitadas ou no caso das versões do Playstation 2, exigem uma interação maior com conectividade online do videogame e etc. Por isso, apesar de existirem versões do RPG Maker para vários sistemas de videogames, os que sem dúvida fazem sucesso e que são a causa de vários novos adoradores de RPGs e que almejam criar seus próprios games, são sem dúvida as versões do PC.

Partindo para uma descrição sobre as versões dos RPG Maker mais utilizados atualmente vejamos, e observe, qual você considera ser a que mais se encaixa com seu perfil:

RPG Maker 2000(2k): Ainda existem aqueles, talvez por uma tradição, e claro, pelos diversos patchs criados compatíveis com o RM2k,que ainda utilizam esta versão do maker, que se for comparada com sua anterior, teve um grande avanço, e se comparada com o seu sucessor, perde porque praticamente tudo que existe no 2k, existe no 2k3, com alguns updates, e a compatibilidade dos resources, o que fez com que muitos dos usuários do maker na época migrassem para o RM2k3.

Rpg Maker 2000

RPG Maker 2003(2k3): Um update da versão anterior. Mudança no sistema de batalha que tornou-o muito parecido com por exemplo os Final Fantasy e outros RPGs da era 16 bits(ex.: Breath of Fire). Acredito que esta época foi uma das mais movimentadas no maker. também houve a necessidade de uma evolução dos próprios usuários, para criar e ripar gráficos(extrair cenários, chars, battlers, etc, de jogos de videogame, graças aos recursos de emuladores. Isso é algo muito utilizado ainda hoje e com uma qualidade maior graças as melhorias gráficas dos makers futuros ao maker 2k3).

Rpg Maker 2003

RPG Maker XP: As mudanças foram visíveis, o que no princípio talvez tenha causado certa desconfiança nos usuários do RPG Maker, principalmente a introdução pela primeira vez de uma linguagem de programação dentro do maker, que precisa ser utilizada, o RGSS(Ruby Game Script System) e daí, surgiram os hoje tão necessários Scripts). Graficamente o RPG Maker Xp agora suportava resoluções maiores, mais frames e com isso jogos visualmente mais bem trabalhados poderiam ser criados. Muitas modificações fizeram com que vários sistemas que existiam na hora da criação do jogo fossem perdidos, e novamente encontrados graças ao RGSS, mas por padrão, por exemplo, coisas como inserir "faces" não erão mais possíveis de modo tão prático como no 2K3. Por isso, muitos torceram o nariz pro RMXP, que demorou algum tempo para que se tivesse uma gama de resources que fizesse frente ao RM2k3 e que fizesse com que muitos makers migrassem para ele. Outros permaneceram no RM2k3, pela maior facilidade, pelo costume, pela não necessidade do RGSS, enfim. A questão é que graças ao RPG Maker XP, novos novatos chegaram para o RPG Maker, e houve uma certa mudança, pois muitos já sabiam outras linguagens de programação e começaram a ajudar na difusão do RGSS, ao qual alguns antigos se arriscaram também a aprender e, consequentemente, ser mais independente quando se trata de RMXP.

Rpg maker XP

RPG Maker VX: Para o RPG Maker VX criou-se uma grande expectativa, as comunidades makers nacionais e internacionais acompanharam de perto(para as comunidades brasileiras, foi uma experiência nova, pois nunca as informações e a interação com comunidades e veículos de informação sobre o RPG Maker, foram tão utilizadas). Foi praticamente um acompanhamento passo a passo e isso, todos os que formam a DevMakers que vocês estão conhecendo agora, podem falar com propriedade pois foram os cabeças dessa jornada, que ao seu termino, e com o lançamento da versão trial do RMVX, causou sentimentos diferentes de pessoa pra pessoa.
Alguns adoraram pela facilidade com a qual se realizam certos eventos(volta da "face" por padrão junto com o texto), atalhos para fazer eventos comuns em jogos (criar teleportes, portas, etc). Isso para os novatos no maker é essencial, e é o que era a proposta do RMVX. Trazer mais facilidade e a velha facilidade de construção dos jogos. Uma nova melhoria nos FPS, uma mudança no RGSS que passou a ser RGSS2, pequenas mudanças que não influem tanto, mas há quem diga que facilita pro scripter. Novamente mudanças nos resources, o que mais uma vez não permite ou no mínimo exige modificações em certos resources do XP para que sejam utilizados também no VX. O mesmo vice-versa.

Rpg Maker VX

Acredito que com essas breves descrições sobre os RPG Maker já exista um ao qual você se identifica, mas garanto que todos têem seus pontos positivos, uma ou outra maior dificuldade, todos possuem funções, sistemas, gráficos que lhe agradem e todos, vão divertí-lo, fazer com que desenvolver um jogo seja uma experiência agradável, divertida, com muito trabalho, que requer algum estudo, mas para isso é que agora nós da DevMakers estamos aqui, para auxíliá-lo na sua jornada em busca do conhecimento.

A Equipe

Estes são responsaveis pelos texto que você está vendo

O que é o rpg?
Hanzo

O que é o rpg maker?
August Shade

Diagramação:
Darkjouse

©2009 DevMakers. Alguns direitos reservados.