Cobertura da Competição de Mini–Projetos versão Vila Makers



Olá amigos da DevMakers!

Estamos aqui desta vez trazendo uma espécie de aprofundamento da notícia já divulgada aqui mesmo na Dev, sobre a Competição de Mini-Projetos e fazer uma "cobertura" da 1ª Competição de Mini-Projetos, que está ocorrendo nas comunidades Vila Makers e na Reino RPG. Idealizado pelo membro freitaz, a competição está mexendo com os membros destas duas comunidades, porém, ele está correndo de modo que em cada comunidade, há suas particularidades.

Na VM, existem 3 Categorias diferentes aos quais os membros podiam se inscrever: Pacman, Torneio de Luta e Mini-Quests. Na Reino, só existe a Categoria Pacman. Porém, nela, também há a possibilidade de participar solo ou em dupla(e na VM não). Fora isso, as regras, a opção de escolha entre os RPG Maker 2k, 2k3, XP e VX e o modo como os mini-projetos serão avaliados é o mesmo. Também existe a permissão concedida para o uso do XRM Studio(se você não conhece http://www.devmakers.org/portal/materia/xrm-studio ).

Abordando agora a questão dos mini-projetos em si, e como e no que os participantes inscritos estão trabalhando, enviamos para todos os participantes um questionário com perguntas básicas e identicas para que eles dentro do possível nos esclareçam como está indo o desenvolvimento de seus projetos.

Começaremos por onde a Competição foi postada primeiro, na VM. Até este fim de semana postaremos a parte que cabe ao que tá rolando na Reino RPG.

Só para efeito informativo, as inscrições duraram até o dia 9 de Abril e a data prevista para entrega dos projetos é 1 de Maio. A Votação acontecerá até o dia 15 de Maio(o prazo foi extendido) e até o dia 22 de Maio serão realizadas as votações e no dia 23 seguinte, serão conhecidos os vencedores.

Na 1ª Competição de Mini-Projetos na Vila Makers, tivemos um total de 20 participantes:

- Versuti

- Dragon Knight

- X-Auron

- Fireblizzard

- Reigota

- Elison "Gleen"

- Darkjouse

- Ails

- Zhadius

- AntiCasper

- [X]'m

- DarkPaladin

- Cronus

- M4rlos

- Nunes

- Kakashi_Sensei

- Olions

- Johnny R. - Resurrection!

- Azumaraz

- Sir Ericsson


Eles se dividiram entre as 3 Categorias disponíveis da seguinte forma:

- MiniQuest - 8

- Pacman - 7

- Torneio de Luta - 5


Em termos de escolha pelos RPG Makers:

- RPG Maker 2003 - 8

- RPG Maker XP - 11

- RPG Maker VX - 1

*Questionário:

Nome do Projeto:

Categoria:

1-) Do que se trata o seu projeto? O que tem nele que pode ser considerado um diferencial com relação aos outros da mesma
Categoria? Você está trabalhando em que tipo de sistema(s) para seu mini-projeto?

2-) Dos pontos que servem como critério de avaliação(jogabilidade, visual, sistemas, roteiro, diversidade, bugs, inviabilidade), existe algum no qual você esteja se focando mais, ou está tentando manter uma harmonia entre tudo que se pode ser feito? Também queremos saber se há algum grande trunfo(ainda relacionado aos critérios de avaliação) ou algo que está lhe dando dores de cabeça, alguma dificuldade com seu mini-projeto?

3-) Qual seu objetivo em participar desta Competição?

4-) Você poderia disponibilizar algum conteúdo(de preferência inédito) sobre seu mini-projeto(screens, video, etc)?

PS: A disposição das respostas do questionário enviado aos participantes, está postado de modo similar a ordem da entrega dos mesmos.

Ails

Nome: Pac's Quest

Categoria: Mini-Quest

1-)Eu acho que a unica coisa única nele é o enredo, além do conteúdo original.

Meu jogo vai ter sistemas clássicos de puzzle, como ativar botões, empurrar objetos, pular e evitar inimigos.

2-)Me foquei bastante no visual, já que eu gosto muito de trabalhar com gráficos de games, então seria simplesmente um erro usar gráficos de outros, na minha opinião, mas claro que também estou trabalhando para dar atençao a todos os outros requisitos.

Acho que meu grande triunfo foi conseguir criar os chefes. Mesmo sem um sistema de batalha, ou ataques e magias, foi possivel criar chefes para o jogo.

3-)Ganhar ;D

Mais do que isso, quero completar um jogo, e um mini-game é perfeito para esse objetivo. Não tenho que me preocupar com menus, batalha ou um enredo cativante.

4-)Inédito? Bem, existem informações secretas que eu não posso disponibilizar agora, mas haverá uma grande mudança no final do jogo, algo que não disse a ninguem.

Pra te dar algo mais concreto, o jogo terá mais modos de jogo, assim que você termina ele, além de objetos secretos que só podem ser obtidos quando se habilita esses novos modos.

http://www.vilamakers.com/forum/?showtopic=860

[X]'m

Desistiu da Competição.

olions

Nome: Master of Fist

Categoria: Torneio de Luta

1-) Meu projeto se trata de um campeonato de luta, a principil iria ser algo sem um proposito, apenas um monte de nego se matando para ver quem é o mais forte, até que resolvi faze um enredo para o jogo. Eu fiz um sistema diferenciado de luta, onde existe uma barro digamos de AP que precisa estar cheia para você conseguir desferir os ataques, alem de atributos diferentes para cada personagem. Os sistemas foram os que expliquei mais acima e ainda a visão de lado que não existe normalmente no 2003, o que me da bastante trabalho na fisica do jogo.

2-) Eu sempre viso focar a jogabilidade, por que as pessoas querem jogar algo legal, não interessante ou inovador, não adianta eu fazer o jogo unico sendo que ele é chato e cansativo. Meu trunfo é o proprio jogo, fazer um jogo de luta em visão lateral no RM2003 não é das coisas mais faceis, deu muita dor de cabeça, mas no final foi gratificante.

3-) Primeiramente foi buscar uma inspiração maior do que a mim mesmo, e com esse concurso tenho mais chances de alcansar um publico maior do que se for 4-)simplesmente um jogo a mais. O jogo vencedor com certeza terá muito destaque na comunidade, e com certeza merecido.

4-)

 olions

X-Auron

Nome: Flash Of The Gun (sujeito a mudanças)

Categoria: Mini-Quest

1-) Lucca é um garoto que acorda de repente numa floresta desconhecida, com o barulho de uma explosão. Ele vai ver o que é e acaba se deparando com uma espécie de arma de fogo futurística, que o escolhe para ser seu portador. A história vai ser mais detalhada no jogo, obviamente. Acho que uma história básica, integração entre jogo sério e mini-game e um bom uso de eventos. Estou trabalhando um ABS de tiros, barras de vida e quem sabe um menu personalizado. Não fiz nada muito bem-elaborado, porque se trata apenas de um mini-jogo.

2-)Estou mais preocupado com o visual do jogo, o que causa uma primeira impressão bem forte. E estou dando um pouco de atenção ao roteiro. Acho que o sistema de tiro vai ser um pouquinho trabalhoso, já que não sou muito fã de variáveis.

3-)Acho que mostrar o meu novo potencial, bem diferente de tempos atrás, e também poder competir com colegas. Um pouco de competição na vida sempre é saudável. XD

4-)Bom, tem uma screen do primeiro momento do jogo, depois que o personagem acorda: 

Screen X-Auron

 

Kakashi_Sensei

Nome: -x-

Categoria: Torneio de Luta

1-)Se trata de um simples jogo de luta ao qual somente um jogador poderá jogar (ainda estou tentando achar um jeito de ser multiplayer) em dois diferentes modos de jogo, Story Mode e Arcade Mode. Ele terá sistemas como, ABS, talvez XAS-Hero, 8 Movement, Char Select e talvez all screen.

2-)Há alguns em que estou trabalhando mais como, visual que é uma grande preocução minha assim como também bugs, criatividade e sistemas. Em sistemas estou tendo alguns problemas

com sistemas, como o ABS que estou tendo dificuldade em modificar, tentar fazer ele simples, que abilite somente para sistema de batalha com HP e MP sem experiência ou level, Mas isto é relevante.

3-)Meu objetivo é somente por experiência, para aprendizado, ver o que eu cosigo fazer, pois este é meu primeiro projeto a ser exposto ao "público".

4-)No momento não posso revelar nada mais, depois posso lhe enviar algo(nada enviado até o fechamento desta matéria).


"Agradeço a entrevista a equipe DevMakers, podem contar com minha participação com qualquer coisa que eu possa fazer, parabéns pelo trabalho!"

Dragon Knight

Nome: Cronicles of Camélia

Categoria: Mini-Quest

1-) Trata-se de um mini-rpg que tem como diferencial missões de vários tipos. Desde uma simples missão de achar um item em pouco tempo até uma Quest de shooter. Creio que a variedade das quests seja um diferencial.

2-) Estou me focando principalmente na jogabilidade e no roteiro pois considero esses pontos os mais importatantes mas sempre sem esquecer da simplicidade, pois, na minha opinião, projetos muito exagerados acabam se tornando vulgares. Claro que estou tentando ao máximo evitar bugs e deixar o jogo pequeno em relação ao tamanho do arquivo EXE.

3-) Meus objetivos são dois: Testar as minhas habilidades como programador e provar para todos que mesmo os makers "iniciantes" podem conseguir superar as proclamadas "lendas".

4-)Aí vão algumas screenshots que eu acabei de tirar:

Title Screen

Screen Batalha Dragon Knight

Darkjouse

Desistiu da Competição.

Cronus

Nome: -x-
Categoria; Pacman

1-)O projeto se trata de um jogo simples de coletar moedas avançando dentre os cenarios, interagindo com obstáculos como inimigos diferentes.O que torna o jogo legal é a diversão, pois não possúi uma jogabilidade complicada, porém é divertida e diferente ao mesmo tempo.O projeto conta com todos os sistemas customizados, como um seletor de estágios, mini-puzzles internos dentro dos estagios, e um ABS simples com um marcador de energia, onde é possível derrotar os inimigos que o impedem de conquistar o seu objetivo. Pode ser que ainda sejam implementados mais sistemas, mas na base é isso.

2-)Estou tentando deixar o jogo agradável em todos os quesitos.Mas o meu forte é o desenvolvimento gráfico.Estou tentando deixar ele com uma cara bem própria e carismática.Além disso, os sistemas também estão interessantes, tentei fazer algo diferente do que estou acostumado.É justamente uma das partes que mais dá problema, pois como é tudo feito por eventos, sempre aparecem muitos bugs que fazem com que tenha que se mudar a programação toda.Mas ao contrário do RGSS, que você troca apenas o que está programando, por eventos você tem editar tudo o que já fez se algo de errado acontecer.Ocorreu um bug em que o personagem podia ficar ivulnerável, super rápido e passando por cima de qualquer coisa.Pra arrumar isso, eu tive que editar mais de 100 eventos de inimigos que eu já tinha feito.Sobre um grande trunfo, creio eu que seja a diversão e carisma do jogo.É tudo uma questão de organizar tudo para que fique algo homogênio e agradável.

3-)O meu objetivo era simplesmente me divertir e participar de um concurso interessante de RPG Maker.Não é muitas vezes que concursos deste tipo são organizados,  mas deveriam ser feitos com mais frequência.Estou feliz em participar, mas como o jogo deu uma grande atrasada devido ao fato de eu ter começado um projeto paralelo com uma equipe de amigos, não sei se vou conseguir terminar.Mas vou tentar, nesses dias que restam, trabalhar para conseguir terminá-lo.

4-)Conteúdo? Bem, fico com um pouco de receio, mas vou mandar uma screenshot apenas:

Cronus

DarkPaladin

Nome: Pacman Panic

Categoria: Pacman

1 - O projeto seria o seguinte: Um desenvolvedor de jogos está desenvolvendo um novo jogo de Pacman, quando recebe um e-mail, com um novo tipo de vírus. Este vírus começa a atacar o computador do desenvolvedor e afeta exatamente o jogo de Pacman que ele estava desenvolvendo...

2 - Estou tentando harmonizar todos os critérios de avaliação, porém como será observado a parte visual é a que mais se destaca. Até o momento não encontrei nenhuma dificuldade no desenvolvimento do mini-projeto.

3 - Meu objetivo ao participar desta competição é de ajudar a movimentar a comunidade maker, e também testar algumas habilidades makers minhas.

4 - no momento somente SS eu posso disponibilizar...

DarkPaladin screen1DarkPaladin screen2

DarkPaladin screen3DarkPaladin screen4

Elison(Gleen)

Não tem certeza sobre o que pretende ainda. Se vai continuar o mini-projeto no qual ele começou ou se desisti do mesmo e passa a trabalhar para torná-lo um game full.

resurrection!

Nome: -x-

Categoria: Luta

1) Meu projeto se trata de um game de luta baseado no guitar hero (mais ou menos hehehe), bem o diferencial creio que seja exatamente esse, o fato de ser um game de luta com elementos que não são de luta já é um grande diferencial.

2) Eu creio estar deixando meio harmônico o game, não tem nenhum gráfico inédito, todos eles são retirados de games de luta. Bom o grande Trunfo é de eu estar fazendo o game independente de tudo do maker, ou seja, tudo o que está sendo feito no game é por scripts e todos criados do zero, tirando uma meia dúzia de gatos pingados que não poderia faltar mesmo! O restante até os scripts do RPG Maker foram excluídos, assim como seus arquivos de dados.

3) Bem meu objetivo é de concluir um projeto, nem que seja um mini rsrsrsrs, também tem aquele espírito de competição e mostrar o quanto somos capazes, além de testar alguns sistemas para os meus eventuais projetos futuros.

4) Bem vou disponibilizar 2 screens do meu projeto in-game (podem haver mudanças) totalmente inéditas, acho que só algumas pessoas já devem terem visto.

Screen resurrection!

Screen resurrection!

Zhadius

Nome: -x-

Categoria: Pac-man

1) Se trata de um Reino atormentado pelo mal e de uma grande recompensa para o bravo guerreiro que conseguir livrar o reino desse mal, a historia não está completa porém será algo do tipo.
Não vi outros projetos da minha categoria porém acredito que a mistura entre Pac-man e action-RPG será um grande diferencial entre os projetos.
Estou trabalhando em vários sistemas personalizados para o jogo, a maioria deles são pequenos porém muito notáveis.

2) Sempre tento equilibrar os aspectos do jogo, porém as partes de eventos e certos gráficos acabam sendo mais destacadas. A maior dificuldade no momento são pequenas coisas que são difíceis de serem feitas sem modificações em scripts, algo que não conheço muito bem.

3) Testar minhas habilidades.
4) Algumas SS:

Menu da Cidade - Zhadius

Tela de selação de Personagem - Zhadius

Reigota

Nome: -x-

Categoria: Mini-games

1) Meu projeto se trata de uma "aventura doméstica". Acho que isso por sí só já é um diferencial. Se explicar os sistemas, vou escancarar meu projeto...

2) Jogabilidade, sistemas, bugs, roteiro, diversidade e, por último, visual. Essa é a sequencia de prioridades. Inviabilidade seria a morte, nem cogito.

3) Terminar... bem.

4) Não, ficará tudo em segredo mesmo...

Os demais membros não citados, não responderam ao contato feito. Aguardem porque ainda está semana estaremos postando a parte que cabe ao que está rolando lá na Reino RPG.

Dados

Criado em:28/04/09
Escrito Por: August_Shade
Categoria: Noticias
Visualizado: 1722 veze(s)

Discuta

Você precisa estar logado para criar um tópico de discução em nosso Forum. Faça Login ou Registre-se por favor.

Envie para um amigo

Envie um e-mail com está matéria para um amigo seu!

Preencha os campos conforme indicado abaixo!



E-mail enviado com sucesso!!

Falha no envio do e-mail!!!
Talvez algum campo ficou sem preenchimento!

Favoritos
©2009 DevMakers. Alguns direitos reservados.