Competição de Mini–Projetos versão Reino RPG



Poucas semanas atráz postamos a Cobertura da Competição de Mini–Projetos versão Vila Makers e ficamos de fazer o mesmo com o evento da Reino RPG, e agora chegou a hora. 
Na Reino a competição tem suas particularidades. Como por exemplo, só existe uma única categoria(Pacman) e são permitidas inscrições para participação solo ou em duplas. Os demais quésitos, como avaliação por exemplo, será exatamente igual a acompetição realisada na VM. A Entrega dos projetos será feita entre os dias 1 e 8 de Maio, logo após começam as votações e no dia 24 de Maio os vencedores serão conhecidos.

PS: Um nova mudança na data da entrega dos projetos foi executada e a data limite para entrega ficou sendo agora 15/05 e a votação durará até o dia 30 do mesmo mês e no dia seguinte(31) os vencedores serão conhecidos.

Na Reino também há um diferencial que foi anunciado logo de início, por ser um evento oficial do Staff da comunidade, haverá uma premiação que será:

1º Lugar

    * 20 Pontos de Reputação;
    * Plaqueta de Campeão pelo período de 2 semanas;
    * Tópico do Projeto fixo no Board Exposição de Jogos.


2º Lugar

    * 5 Pontos de Reputação.

Agora vamos conhecer os competidores e sobre os seus projetos pelos moradores da Reino RPG.

* INDIVIDUAIS:
Cronus - RM2K3
KallyFaX - RMXP
Versuti - RM2K3
Lohan - RM2K3
Argohn - RMXP
U.N. - RMXP
Laertinho - RMVX
Anderson Porto - XRM Studio

* DUPLAS:
Carlos("b.loder") e Felipe("felipehenrique") - RMXP
Metal_X e Fenhir - RMXP
LB e Edilson Jacob("EdJr") - RMVX
Lima e WinAngel - RMVX
Alisson bad e Roberto Dash - RMXP
MattBewolf e Wing00 - RM2000
Snake Death e Cloud Night - RMVX
The Night'Walker e Pedrohenaf - RMVX
LukPla60 e Cariele - RMVX

Isso nos dá um total de 26 inscritos. dividindo-se entre 8 participantes individuais e 9 duplas que vão fazer uso dos makers da seguinte forma:
RPG Maker 2000 - 1
RPG Maker 2003 - 4
RPG Maker XP - 8
RPG Maker VX - 3
XRM Studio - 1

Assim como fizemos com todos os inscritos na VM, também enviamos mps de contato para todos os participantes com questionários(iguais aos que usamos com os inscritos na VM, só que com alterações já que por exemplo, na Reino, temos somente uma categoria, então seria inútil perguntar qual a categoria do inscrito. Também há pequenas modificações nas perguntas feitas diferenciando-se as duplas dos inscritos solo, para haver um melhor entendimento das mesmas e facilitar a leitura das respostas).

***(Solo)***
1-) Por se tratarem todos de mini-projetos de um mesmo estilo, Pacman, o que tem no seu mini-projeto que pode ser considerado um diferencial com relação aos outros? Você está trabalhando em que tipo de sistema(s) para seu mini-projeto?

2-) Dos pontos que servem como critério de avaliação(jogabilidade, visual, sistemas, roteiro, diversidade, bugs, inviabilidade), existe algum no qual você esteja se focando mais, ou está tentando manter uma harmonia entre tudo que se pode ser feito? Também queremos saber se há algum grande trunfo(ainda relacionado aos critérios de avaliação) ou algo que está lhe dando dores de cabeça, alguma dificuldade com seu mini-projeto?

3-) Qual seu objetivo em participar desta Competição?

4-) Você poderia disponibilizar algum conteúdo(de preferência inédito) sobre seu mini-projeto(screens, video, etc)?


***(Dupla)***
1-) Por se tratarem todos de mini-projetos de um mesmo estilo, Pacman, o que tem no mini-projeto de vocês que pode ser considerado um diferencial com relação aos outros? Vocês estão trabalhando em que tipo de sistema(s) para seu mini-projeto?

2-) Dos pontos que servem como critério de avaliação(jogabilidade, visual, sistemas, roteiro, diversidade, bugs, inviabilidade), existe algum no qual vocês estejam se focando mais, ou estão tentando manter uma harmonia entre tudo que se pode ser feito? Também queremos saber se há algum grande trunfo(ainda relacionado aos critérios de avaliação) ou algo que está lhes dando dores de cabeça, alguma dificuldade com seu mini-projeto?

3-) Qual o objetivo de vocês em participar desta Competição?

4-) Vocês poderiam disponibilizar algum conteúdo(de preferência inédito) sobre seu mini-projeto(screens, video, etc)?


Agora vejamos o que eles responderam e se teremos uma prévia de seus trabalhos:

Cronus - RM2K3
Por estar inscrito tanto na VM quanto na Reino, e por já ter enviado previamente suas respostas e até uma screen do projeto no qual está trabalhando, basta ler a matéria anterior para acompanhar as suas respostas, mas o tópico do projeto na Reino é este: Gooshido Quest.

KallyFaX - RMXP


Versuti - RM2K3


Lohan - RM2K3


Argohn – RMXP
1-) O diferencial do meu projeto é que são sistemas criados por mim especialmente para esse jogo, sistemas inéditos, além de menus customizados e alguns gráficos originais.
Meu projeto terá um sistema de itens especiais, além da tradicional “moedinha”.  Esses itens irão possibilitar matar os inimigos, paralisá-los, etc. O nome do jogo é Little Pirate.

2-) Bom eu sempre tento manter a harmonia, nesse projeto eu estou tentando deixar sem bug nenhum ou quase nenhum, por ser um projeto pequeno, fica mais fácil do que um jogo gigantesco.
A minha parte no maker é Design, então estou focando bastante no visual do jogo também.
Um problema que estou enfrentando é em relação ao tamanho do jogo (peso), pra ficar viável para qualquer pessoa, pelo menos se interessar em  baixar.
Mas eu quero colocar um áudio de qualidade no jogo. E não encontrei muitas Midis de qualidade o jeito é colocar Mp3 ou Ogg.

3-) Medir  minha capacidade,  saber se sou capaz de fazer um jogo como esse, se tem capacidade de concorrer com os outros. Além de gostar de fazer jogos.

4-) Sim aqui algumas Screens:
Tela de Seleção de personagem

Fase in game

Menu

Obs: Tudo que está nas screens pode ser alterado ou arrumado...


U.N. - RMXP


Laertinho - RMVX
1-) Em meu jogo, você terá que coletar lixo, e limpar a cidade, como um jogo ecologico.
Farei por fases, primeira fase terá que coletar um número grande de garrafas de vidro para levar para um lugar que elas seráo recicladas, você ganhará uma chave de vidro, porque ele pegou as garrafas e reciclou em um chave, usando a chave você ira para a segunda fase. Na segunda fase você tera que pegar caixas de madeira, e terá que fazer a mesma coisa, levar para reciclar e ganhará uma chave de madeira e você irá para o terceiro, que ainda não sei o que vou fazer.

2-) Estou prestando mais atenção na jogabiliade, mas tambem estou esperto nos outros critérios, se não o jogo fica ruim, só com jogbilidade e com um mapa ruim, daí não da né!

3-) Para aprender mais, tirar duvidas, e também quero a recompensa.

4-) Cara eu não posso agora.


Anderson Porto - XRM Studio
1-) Sem dúvidas, as características que se destacam no meu projeto são o teor cômico e a diversidade de itens/poderes. A parte gráfica também esta sendo muito bem cuidada, todos os mapas estão sendo criados usando a vantagem do XRMS de usar tilesets do XP e VX juntos. Sons foram inseridos para criar efeitos mais engraçados.

2-) Estou dando ênfase principalmente para os gráficos, sistemas e roteiro. Várias das características são dependentes desses recursos. Não há um trunfo em especial e sim uma mesclagem de fatores.

3-) Testar o XRGSS, ampliar meus conhecimentos com eventos e explorar os recursos de tileset do maker.

4-) Basta ver o tópico: Pac Man - Space Insanity


Carlos("b.loder") e Felipe("felipehenrique") - RMXP


Metal_X e Fenhir - RMXP


LB e Edilson Jacob("EdJr") - RMVX


Lima e WinAngel - RMVX


Alisson bad e Roberto Dash - RMXP
1-) Por enquanto nosso mini projeto ainda não tem muito material(de 15 mapas a gente fez só 3), recursos a gente está usando só os do rtp, não vai haver muita divulgação, mas o nome do projeto é: "The Pac Man Clone", é claro que os chars vão ser do rtp. A história é meio clichê: você tenta pegar os itens e tenta evitar que os inimigos te detonem numa batalha, ao final de cada fase você passa pelos "coletores" que veem se você pegou todos os itens corretos e te deixam seguir para a próxima fase, por enquanto é só isso.

2-) Vamos pôr itens que quando resgatados podem te dar um privilégio de colocar mais um membro na equipe, totalizando 15 membros, e todos vão ficar numa espécie de cela que fica em cada mapa e ao retirar o item que te dá esse privilegio você pode resgatar uma pessoa para sua equipe.

3-) Bem, nosso mini-projeto está visando o crescimento da nossa equipe no mundo maker, sempre vemos esses projetos e competições e eu conversei com o dash e resolvemos entrar, como dash já é em parte um pouco experiente no mundo maker a gente resolveu tentar bolar sistemas novos.

4-) -x-
Atenciosamente: Roberto Dash e Alisson Bad.

MattBewolf e Wing00 - RM2000


Snake Death e Cloud Night - RMVX


The Night'Walker e Pedrohenaf - RMVX
1-) Iremos utilizar um personagem carismático e bem conhecido, inserindo todo o seu universo na temática Pacman, isso incluí tanto objetos da jogabilidade como a ambientação. Os sistemas serão os básicos de um jogo no estilo Pacman mais algumas adições menores.

2
-) O foco sempre é fazer um jogo dinâmico e divertido, a jogabilidade sempre deve ser o foco independente do tipo de jogo. Mas acredito que um dos pontos fortes do projeto será a parte gráfica e sonora, no quesito gráfico iremos utilizar diversos gráficos originais ou edições avançadas e em questão de áudio teremos trilhas originais para o projeto além de efeitos sonoros caprichados. O único problema realmente é a diversidade, devido ao curto prazo não há tempo de se desenvolver diversos cenários, então teremos 3 cenários cada um contando com um determinado número de estágios.

3
-) Incentivar aos que tem um projeto iniciado, mostrando a capacidade do RPG Maker e como fazer as coisas para que elas funcionem. Um jogo é mais do que parece, tanto em simplicidade quanto em complexidade. Também é interessante para por nossas técnicas em algo e vermos um pouco do resultado de nosso aprendizado.

4
-) Uma imagem da tela de título, já revela quase tudo, mas prefiro não mostrar nada in-game ainda:
Title Screen

LukPla60 e Cariele - RMVX
1-) O diferencial é que o jogo se passa num mundo real, e tem um enredo comovente, que faz denuncia social sobre a pobreza dos imigrantes mexicanos nos EUA e sobre a futilidade de alguns investimentos. Além disso tem vários sistemas bem diferentes. Além de um sistema por eventos para coleta e para inimigos é claro, existe um sistema de esconderijos, de armadilhas, de aumento de velociadade, de assustar os iniigos, abrir caminhos e talvez alguns outros.

2-) Jogabilidade, Sistemas e no roteiro. Os sistemas estão ficam muito bons, mas estou com uma certa dificuldade visual.

3-) Aprimorar minhas habilidades com sistemas, fazer um jogo divertido e ganhar respeito no mundo maker.

4-) Desculpe, no momento estou sem tempo...

Infelizmente o índice de membros que responderam foi menor do que o esperado, isso porque nem ao menos sabemos se estes estão empenhados trabalhando nos seus projetos ou não, mas, é uma questão de escolha a participação na resolução das perguntas do nosso questionário.
De qualquer forma agradeço aos membros da Reino RPG que são participantes da Competição de Mini-Projetos e que puderam responder ao nosso questionário e mais ainda aos que puderam ceder alguma screen ou qualquer forma de mídia. Aos que ainda não responderam, ainda há tempo. Basta entrar em contato comigo lá pela Reino RPG mesmo e enviar por mp as respostas do questionário que estaremos atualizando com as demais respostas, e estamos ligados na postagem dos tópicos dos projetos que estão com a tag [CMP] lá no board de Exposição de Projeto para atualizarmos e facilitarmos pra nossos leitores e trazer um minimo mais de informação.

EDITADO 19/05/09!!!

Informações adcionais:

A votação está aberta para a escolha do melhor mini-projeto na Reino, e você pode participar(desde que esteja cadastrado na Reino), indo ao tópico: [Votação] Concurso de Mini-Projetos. 4 Projetos foram finalizados e entregues. Parece pouco, mas para um evento novo, houve um bom número de inscritos e acredito que bons mini-projetos de criatividade e qualidade e apenas desejamos que em futuras edições, haja uma maior promoção antecipada do evento(deste ou de qualquer outro e desde já abrimos o espaço da DevMakers a ajudar nesta divulgação) e mais membros inscritos e claro, mais projetos finalizados. Soubemos que já está em andamento o planejamento do próximo torneio de Mini-Projetos e este será em escala nacional, ou seja, uma interação entre as comunidades e meios de divulgação do RPG Maker será uma necessidade e muito bem-vinda.

Para conferir os Mini-Projetos entregues:

Dados

Criado em:13/05/09
Escrito Por: August_Shade
Categoria: Artigos
Visualizado: 2040 veze(s)

Discuta

Você precisa estar logado para criar um tópico de discução em nosso Forum. Faça Login ou Registre-se por favor.

Envie para um amigo

Envie um e-mail com está matéria para um amigo seu!

Preencha os campos conforme indicado abaixo!



E-mail enviado com sucesso!!

Falha no envio do e-mail!!!
Talvez algum campo ficou sem preenchimento!

Favoritos
©2009 DevMakers. Alguns direitos reservados.