Entrevista com Anderson Porto, criador do XRM Studio.



DevMakers: Primeiramente acho que essa entrevista é mais do que merecida e serve até como reconhecimento e como agradecimento pelos seus serviços ao maker nacional, que tem em você um membro ativo e que traz inovações e ótimo conteúdo ao RPG Maker. Claro, também o parabenizamos pelo grande trabalho com o XRM Studio e aproveito a deixa para lembrar ao pessoal que a DevMakers agora também é uma das Sedes Oficiais.
Agora, indo ao que interessa, gostaríamos que você se apresentasse, porque acreditamos que a "pessoa física" deve ter seu reconhecimento tanto quanto a nossa "personalidade virtual", um mínimo que seja, para que as pessoas que lerem essa entrevista saibam mais sobre você e seu dia-a-dia.


Primeiro agradeço a oportunidade de dar esta entrevista, me sinto muito lisonjeado por ver meu trabalho sendo reconhecido. Enfim, eu acredito que não há muito a dizer que todos já não saibam, meu nome real é Anderson Porto da Silva sou natural de Rio Grande-RS, mas moro em Canoas-RS. Sou estudante universitário, curso o 3º semestre de Sistemas de Informação na PUCRS. Tenho 20 anos e a mais ou menos 3 me dedico ao desenvolvimento de jogos. Sou muito nerd, sempre tirei notas altas na escola, sou muito dedicado e bem perfeccionista, como não tenho um emprego, dou aulas de matemática, física, química e biologia pra alunos desesperados, essa é minha fonte de renda, o que obviamente não é grandes coisas, viva o "paitrocínio"!

DevMakers: E o que cabe ao maker? Como você começou sua empreitada no RPG Maker?

Eu sempre fui uma criança que só ficava em casa, minha diversão desde cedo foram os jogos, com o tempo, um objetivo surgiu, criar um jogo e eu nunca deixo um objetivo para trás, comecei a procurar meios de como criar um jogo e graças ao google acabei conhecendo a Castelo RPG e o RPG Maker XP, a partir daí, foi muito estudo e muito esforço, alguns meses após o início da minha vida maker eu já estava realizando meu objetivo de criar um jogo, mas tudo era tão interessante que decidi me aprofundar e ai não larguei mais. Com o tempo, os eventos e scripts prontos não me bastavam mais, foi ai que decidi virar scripter, passei a estudar RGSS e sozinho, aprendi boa parte do que sei hoje, e foi sozinho mesmo, sem ajuda, sem tutoriais, sem nada!

DevMakers: Partindo pra o lado técnico da coisa, o que o impulsionou a começar o XRM Studio, o que você esperava dele inicialmente e o que planeja pra o futuro do XRMS? E explica pra gente como o XRM Studio vai ajudar ao usuário do RPG Maker e algo mais que você queira ressaltar sobre ele.

Eu acredito que uma vida maker é como um jogo de RPG, conforme você vai adquirindo experiência, acaba necessitando subir de nível e fazendo coisas mais complexas, para mim, o topo de um scripter no RMXP era criar um ABS e/ou um Net Play, depois de ter criado os dois eu precisava de algo mais, eu não sou capaz de criar um jogo em uma engine 3D e todas as engines 2D passaram a ser simples de mais para mim, assim, achei que o próximo passo era uma engine 2D que explorasse ao máximo as possibilidades de um maker como o RMXP, como não existia nenhum, o jeito era criar eu mesmo, mas o processo foi longo, eu precisava de outra linguagem, acabei optando por java que é a que aprendi na faculdade, o projeto foi bem intuitivo e os programas estão muito mais complexos do que eu esperava, da idéia inicial ao início prático, foram mais de 6 meses de planejamento informal. Acredito que o XRMS seja o nível máximo do 2D, o próximo passo é o 3D, sei que é um projeto bem ousado, mas eu não sou do tipo que se intimida, mesmo demorando para lançar, eu trabalho nos programas quase todos os dias e me dedico ao máximo para obter perfeição e complexidade mesclada com facilidade no uso.

DevMakers: Fora o XRM Studio, há algo mais no que você esteja trabalhando e queira dar um destaque? Um projeto no RPG Maker, por exemplo?

Eu sou um cara muito dinâmico, paralelamente ao XRMS, eu estou criando novas versões para os 4 jogos da série LdM (LdM1 3.5 - pronto, LdM2 1.4 - 90%, LdM3~4 0.9 - 70%), vou terminar tudo e lançar eles juntos, aproveito para anunciar mais dois projetos, o LdM0 (A Origem) que vai contar a história de Magnus e a guerra contra GC e um projeto experimental secreto que estou trabalhando para ser minha obra prima, ele tem um sistema de batalha 100% de minha autoria e 100% inédito, ele será o 1º jogo criado num rm que abrange o gênero e eu estou bem otimista para com ele. Além disso, estou desenvolvendo o X-NP 2 que vai rodar no XRGSS e mais alguns scripts não muito significativos. Pois é, quem disse que um cara desempregado não tem o que fazer!

Conheça os games da série A Lenda de Magnus que são criação do Anderson Porto:


DevMakers: Mudando um pouco o assunto, mas ainda assim algo que achamos que todos devem expor, suas opiniões sobre o RPG Maker no Brasil, como você vê o cenário maker nacional, e em comparação com o cenário estrangeiro, você acha que ainda há uma falta de um "maior profissionalismo" ou pelo menos uma maior dedicação com a ferramenta RPG Maker pelas bandas de cá?

Sem dúvidas, todos esperavam mais do RMVX, a decepção global acarretou em uma brusca queda na atividade dos makers mundiais, as comunidades brasileiras sentiram os efeitos e várias fecharam. O que vejo agora é uma lenta e gradativa recuperação no cenário brasileiro, na "gringa", apenas estagnação, nenhum grande sistema é lançado, nem grandes projetos, apenas alguns focos de resistência.
Os brasileiros são muito preconceituosos com sigo mesmos, os sistemas e projetos daqui são plenamente comparáveis com os estrangeiros, a diferença é que nós estamos acostumados a ver apenas as grandes produções gringas, mas têm muito mais coisas, inclusive coisas ruins assim como no Brasil.


DevMakers: Ainda nessa pauta de opiniões, como você vê a interação e o modo como as comunidades, sites, fóruns, etc, do meio maker nacional se relacionam? Acha que falta uma interação ou até mesmo uma "parceria" entre estás? Porque vendo o cenário julgando-se comunidades, podemos apontar alguns grandes centros do RPG Maker nacional, e uns destes um tanto que se diversificam com outras plataformas maker(Mugen, Game Maker, etc), mas ainda assim prestam grande assistência e suporte ao RPG Maker. Mas na sua perspectiva, o que falta para um fortalecimento das mesmas e consequentemente do RPG Maker no Brasil?

O grande problema do maker brasileiro é que muitos acham bonitinho ter uma comunidade e acabam abrindo as suas próprias, isso fragmenta muito a atividade e acaba criando focos de desenvolvimento, por isso cada comunidade se volta mais para um maker ou para uma área dentro do maker (design, mapas...), que fique claro que não sou contra haver várias comunidades, mas são visíveis as consequências, rivalidades, intrigas e até verdadeiras guerras surgem e isso é muito negativo a todos. Eu me considero um diplomata e tanto, já fui de várias comunidades, já tive uma, já moderei em vários níveis (cargos) e tenho contas em praticamente todas as grandes comunidades que existem (inclusive gringas), mesmo assim, sou Reino de corpo e alma e é lá que eu frequento, porém, como você mesmo lembrou no início da entrevista, a DevMakers entrou como embaixada do XRMS, eu acredito que a integração entre comunidades é possível e inclusive vou propor várias gincanas, concursos e etc valendo vagas para a equipe do XRMS (para testes e pequenos serviços) e essas vagas serão disputadas entre os membros das comunidades participantes do projeto, assim, um visita a outra e todas se integram, é pouco, mas é o que eu posso fazer no momento. Dizem que a união faz a força, acho que essa expressão deve ser levada mais a sério no Brasil se as comunidades desejarem perpetuarem-se no mundo maker!

DevMakers: Voltando ao lado pessoal e incluindo o lado profissional. Você tem pretensões profissionais ligadas ao Desenvolvimento de Jogos ou alguma área ligada a tal?

Com certeza minha área profissional será voltada para o desenvolvimento de sistemas, no início eu pensava seriamente em seguir a carreira de maker, mas hoje em dia, eu tenho a pretensão de me voltar para a criação de projetos de software de todo o tipo. Como eu já disse, quando eu tenho um objetivo, eu luto de corpo e alma por ele, atualmente, além do XRMS, eu desejo criar um jogo completo em 3D, é possível que, caso eu consiga sucesso nisso, eu volte a pensar em me especializar no desenvolvimento de jogos, mas não quero ser um daqueles carinhas que ficam fazendo mini games flash pra sites como o Terra (sem ofensas a quem faz isso!), se eu for criar jogos, quero participar de grandes produções, tudo ou nada, não sou do tipo que aceita um meio termo!

DevMakers: Qual conselho você daria pra os novatos no RPG Maker, que ainda bem, sempre tem gente nova chegando com seus sonhos de criar seu próprio "Final Fantasy", seu próprio "Chrono Trigger", enfim?

NÃO DESISTAM. Muita gente começa, acha difícil e abandona, mas saibam que é possível, fácil e muito construtivo ser um maker, vocês não precisam saber tudo de tudo, se especializem, adquiram experiência, planejem bem os projetos que com certeza vocês conseguem finalizar. A sensação de ter um jogo pronto é fantástica e se ele ainda ganhar destaque, prêmios e afins, é simplesmente indescritível. Tudo leva tempo, um grande projeto pode demorar anos para ficar pronto, mas vale cada segundo perdido na frente do micro, desde que não atrapalhe a vida de vocês claro!

DevMakers: Se quiser aproveitar e mandar um alô pra alguém, agora é a hora.

To meio cansado de digitar, agora são 1:25 da manhã e amanhã (ou melhor, hoje), quero levantar cedo para programar uma função no meu projeto secreto que eu estava planejando enquanto voltava para casa da facul. Mas, enfim, obrigado a todos por terem lido a entrevista, saibam que sempre que precisarem podem contar comigo, como amigo e como maker. Obrigado e parabéns a DevMakers pelo excelente trabalho e até mais! E para não perder o hábito: ^^

DevMakers: Novamente agradecemos a participação e o tempo cedido pra responder essas questões que nós da DevMakers achamos bem cabíveis e que tem importância no contexto do RPG Maker. Bom trabalho e considere a Dev um espaço aberto pra divulgação de tudo que há de interessante no RPG Maker e o mesmo vale para todos os nossos leitores e aqueles que de alguma forma se empenham em divulgar, dar suporte e porque não, entretenimento, tudo isso ligado ao RPG Maker.

Dados

Criado em:24/05/09
Escrito Por: August_Shade
Categoria: Entrevistas
Visualizado: 1417 veze(s)

Discuta

Você precisa estar logado para criar um tópico de discução em nosso Forum. Faça Login ou Registre-se por favor.

Envie para um amigo

Envie um e-mail com está matéria para um amigo seu!

Preencha os campos conforme indicado abaixo!



E-mail enviado com sucesso!!

Falha no envio do e-mail!!!
Talvez algum campo ficou sem preenchimento!

Favoritos
©2009 DevMakers. Alguns direitos reservados.