Especial de um ano de RMVX em Inglês!



Para comemorar 1 ano do lançamento da versão em Inglês do RPG Maker VX, nós do grupo DevMakers, que na época faziamos parte de uma comunidade maker(Vila Makers) com os rumores do lançamento de um novo RPG Maker, começamos o que seria então a maior e melhor cobertura nacional e uma das melhores e mais informativas internacionalmente. Tudo para informar a vocês makers, sobre o que estaria por vir.

Na verdade, tudo começou exatamente no dia...

...04 de Outubro de 2007, como um rumor pela internet. Várias comunidades makers do mundo todo começaram a discutir a veracidade de um “anúncio” que poderia se tratar de um novo maker. Várias comunidades apenas acreditaram na possibilidade de ser uma notícia falsa. Porém um grupo de pessoas em particular correu atráz dos fatos e a cada segundo traziam novas informações, mas a verdade ou não, só seria confirmada no dia 09/10.

RPG Maker VX

 

Muito se expeculou até então, e veio o que nós após tantas buscas, e-mails trocados com a própria Enterbrain, e com nossa certeza já formada, do dia 09/10 de que seria então no dia 27/12/2007 lançado o novo RPG Maker, o VX.

Com esta confirmação, vieram algumas imagens e informações básicas, mas a partir de então, novas informações foram liberadas periodicamente e aqui nós as expomos, e mostramos o que o RMVX traria de novidades e o que significavam de maneira minunciosa, para que você, maker, ficasse à par e estivesse preparado pra o que vinha com o maker.

Acompanhe exatamente como foi que tudo foi se desenrolando e esta incrível matéria criada nos mínimos detalhes.

Notícias e imagens liberadas no dia 09/10

REQUERIMENTOS DO SISTEMA

Configuração mínima:

  • Sistema Operacional Windows 2000 / XP / Vista
  • Intel Pentium III 1.0GHz ou acima
  • 256 de memória ou mais
  • Suporte a resolução 1024×768 ou mais
  • 100MB ou mais de preferência de espaço livre no HDD

Configuração recomendada:

  • Sistema Operacional Windows XP / Vista
  • Intel Pentium 4 2.0GHz ou acima
  • 512 de memória ou mais

Grade de Eventos

A grade de construção de eventos e toda área inicial do programa, tão conhecida pelos makers, possuem mudanças já percebidas apenas ao olhar:

:. Os gráficos lembram bastante os do RM95, principalmente os chars;

:. Reparem nas colunas A,B,C,D e E na parte do tilesets! Muitos cogitaram a possibilidade de usar mais de um tileset por mapa, mas isso caiu por terra. Mais tarde confirmou-se a utilidade de todas essas abas:

::. A - Tiles de terreno como: mar, solo, paredes, piso.
::. B - Tiles de detalhes do terreno como: as janelas, as árvores, a relva, o ambiente da torre.
::. C - Tiles de objetos como: as escadas, gavetas, camas.
::. D - Tiles para dugeons como: pilar, portas, e estátuas para a caverna.
::. E - Tiles livres para o usuário por o que bem entender.

OBS.: Os tiles padrões são usados em A-D e o feito por você na E.

Mas é claro que os tiles de A-D podem ser substituídos por aqueles feitos por nós. No entanto devido a aba em que o tile se encontra será decidido sua sombra, é necessário que isso seja compreendido. Para se entender esse sistema e nós podermos modificar os tiles originais do RTP, o programa vem com um help explicando essas regras com detalhes.

Mapa com visual VX

:. Zoom 1/8. Antes essa escala só ia até 1/4(1/1, 1/2, 1/4 e agora, 1/8);

 

:. Nada muito concreto foi revelado até o fechamento desta matéria sobre os scripts, mas ELES AINDA EXISTEM(Sobre isso, realmente na época muito pouco se falou sobre os scripts, e futuramente saberiamos sobre o RGSS2. Segundo os especialistas em scripting, apenas um update com algumas mudanças principalment de organização com relação ao RGSS)!

Database do RMVX

Database com algumas mudanças com relação ao XP, e mais parecido com o do 2k/2k3, principalmente pela volta das boas e velhas “faces”. Também existem velhos comandos conhecidos como “Duas armas”, “IA”, etc.

Faces, Barras de HP e MP e Classes no Menu

Com a “velha novidade”, as faces, o Menu fica bem mais bonito. Também tivemos alguns upgrades como as barras de HP e MP, e continua a exibição da “Classe” dos personagens.

Reparem também que o Menu é semi-transparente e que as letras (fontes) estão mais limpas e visíveis.

Battler de Dragão do RMVX

A batalha volta ao padrão 2k. Continua com visão frontal ao inimigo mas não há mais os battlers dos personagens. Aqui também será prossível ver as barras de HP e MP. Mais algumas novidades mais a frente sobre as batalhas no maker VX.

Apenas para lembrar, isto tudo trata da versão japonesa do programa, que inclusive teve sua pré-venda iniciada também no dia 09/10, pelo valor de $99 (dólares) e não há nenhuma previsão para a versão americana.

Ainda no dia 9/10, tivemos uma amostra dos gráficos dos chars do RTP, o que gerou muita discussão. Muitos acham eles simplesmente “fofinhos”, outros acham que não passa de uma regressão dos chars e nem se sabia ainda da diminuição dos frames dos personagens, que não seriam mais 4 como no XP, e sim 3 agora (mais a frente vocês saberão mais detalhes sobre isso).

Mapa e chars ao estilo dos FF antigões

Um mapa bem simples, chars ao estilo “Final Fantasy antigões” de ser, uma face bem expressiva, enfim. É assim que começa a ser apresentado a você o RPG Make VX!

Parecia que quando tudo caminhava para o fim do dia, novas informações divulgadas as toneladas:

:. 544×416 pixels;
:. 32 bits de resolução;
:. Maior funcionalidade aos Auto-tiles para mapas mais detalhados;
:. A volta dos gráficos de “Faces“;
:. RTP completamente novo;
:. Fontes diferentes em determinadas áreas para deixar ainda mais detalhado o visual do seu jogo;
:. Implementação da função “Run/Correr” de modo fácil, apenas apertar Shift e pronto;
:. Frame rate DUPLICADO! De 30 para 60 FPS. Menos lag pros seus jogos;
:. Muitos eventos comumente usados nos jogos agora serão mais fáceis de serem aplicados ao jogo. Mais tarde, essa opção se revelaria a grande ajuda e o grande atrativo para os futuros novatos do maker VX.

Veículos de volta ao maker

Haja volta, voltas ao mundo e ao maker! Assim acontece com os famosos veículos que foram deixados de lado no XP e agora volta, pelo ar, pelo mar e quem sabe pela terra (nada mostrado ainda).

Outro detalhe, é a inclusão de gráficos de “Mapa Mundi“. Voltando a falar em voltas, os “loops” no cenário serão permitidos e muitas voltas poderão ser dadas!

Mais faces e efeitos de sombra

Mais uma screen, mais uma vez uma face, acho que a Enterbrain deve realmente ter ficado feliz com a volta das faces, (fora a Face, repare na “sombra” do espantalho).

Após toda a enchurrada de News do dia anterior, um dia mais leve nos aguardava. No dia 10 foram liberadas algumas informações que vieram a suprir um pouco nossa necessidade por certos conhecimentos:

Emoticons, q mais para a frente chamariamos de Ballons

Aqui você vê uma nova implementação pra dar um toque a mais no seu jogo. Ícones de emoção. Emoticons. Ícones. Chame-os como quizer, mas a função ainda será demostrar de forma mais “visual” emoções vividas pelos personagens.

Sobre a parte mais técnica das novidades, foi dito que gráficos do Maker XP seriam utilizáveis no VX, mas com ‘pequenos’ ajustes:

:. Tilesets: Mesmo tamanho e formato mas algumas modificações deverão ser feitas para se enquedrarem ao novo uso das auto-tiles.

:. Characters: Cada charsets padrão do VX será no mesmo estilo do 2k/2k3. 8 personagens por set mas personagens “solos” ainda serão permitidos (chars como no XP, que trás char por char), bastando apenas a inserção do símbolo “$” antes do nome do arquivo.

No dia 11/10, apenas uma nova screen e para novamente mostrar a volta dos veículos:

Mapas Mundi...eles também voltaram(por padrão)!

Repare que o diálogo ocorre enquanto os personagens estão no veículo. Mapas-Mundi também sofrem efeitos como taxa de encontros…

No dia 12/10, apenas uma screenshot da batalha:

Um novo estilo de Battlers de monstros no VX

Um novo estilo também para os monstros do VX.

Então, passaram-se alguns dias, e mais novidades (16/10).

Nova resolução e frames

:. A resolução da tela será 544 x 416 pixels em 32-bit color com 60 frames por segundo;
:. O fundo das batalhas serão animados;
:. Alta definição de imagens. Sem cerrilhado e aqueles pixels quadrados;
:. A fonte “UmePlus Gothic” é a que será adotada no maker VX.

Mais screens!

Suporte a uma maior qualidade gráfica

Menos pixels a amostra! Isso significa melhor qualidade gráfica pro seu jogo.

Novamente, veículos em destaque

Dar “a volta ao mundo” é possível e de veículo, é mais rápido!

Ícones também no Menu

Os ícones ganharam espaço e serão usados também para retratar status no menu.

Efeitos de batalha e mais battlers

Os fundos de batalha possuem efeitos para deixar a batalha mais atrativa, e menos parada também.

No dia seguinte (17/10), o que soou como música para os ouvidos de alguns fãs das músicas do RPG Maker 2k, foi que o seu antigo compositor estaria de volta e que possivelmente alguns velhos sucessos estariam de volta.

Bom, festival de screens de batalhas:

Willowisps querem invadir seu PCO Poderoso DemonInimigos poderosos o aguardam nessa nova jornada

E com isso fechamos a 1ª Parte do Especial de 1 Ano de RMVX em Inglês! Aguardem que semana que vem tem mais. o/

 

Dados

Criado em:26/03/09
Escrito Por: August_Shade
Categoria: Artigos
Visualizado: 1853 veze(s)

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