Mode7


Descrição


Dá ao mapa uma espécie de "profundidade" como o visto em mapas dos jogos de Final Fantasy do Snes.


Instruções de uso


 Você deve adicionar ao nome do mapa as tags:
- [M7]  : para ativar o Mode7;
- [#XX] : XX é o angulo de inclinação (em graus). Valor padrão é 0 para mapas normais;
- [Y]   : Y-looping no mapa;
- [X]   : X-looping no mapa. Esta opção precisa de recursos (menor fps);
- [A]   : autotiles animados(com 4 padrões). Esta opção aumenta significativamente o tempo de carregar, de modo que pode falhar em grandes mapas(SystemStackError);
- [C]   : para centralizar o mapa no herói (mesmo para os pequenos mapas);
- [P]   : para ter um panorama fixo;
- [H]   : para ter um horizonte branco
- [OV]  : Overworld Sprite Resize (um script de Mewsterus)

 Outros Comandos (para eventos):
- $scene.spriteset.tilemap.mode7_set(new_angle)
  Para redesenhar o mapa com um novo angulo;
- $scene.spriteset.tilemap.mode7_set_p(new_angle)
  Para redesenhar o mapa progressivamente a partir do ângulo atual para o novo;
- $scene.spriteset.tilemap.mode7_redraw
  Para redesenhar o mapa (útil com os seguintes comandos);
- $game_system.map_opacity = value
  Para definir a opacidade do Mode7 de mapas (necessita redesenhar);
- $game_system.map_gradual_opacity = value
  Para definir uma progressiva opacidade nos mapas Mode7 (necessita redesenhar) (ocorre bugs com horizontal looping);
- $game_system.map_tone = Color.new(Red, Green, Blue)
  Para definir o tom dos mapas Mode7 (necessita redesenhar);
- $game_system.map_gradual_tone = Tone.new(Red, Green, Blue, Gray)
  Para definir um tom gradual para mapas Mode7 (necessita redesenhar);
- $game_system.horizon = value
  Para definir a distancia de visualização (padrão : 960) (necessita redesenhar)
- $game_system.reset
  Para resetar para o padrão

- Para obter um evento plano :
 Basta adicionar um comentário no evento com o comando : "Flat"
 
- Para lidar com a altura de eventos verticais:
 Adicione um comentário no evento com o comando: "Heigth X", onde X é o valor da altura ("Heigth 2" irá chamar o evento 64 pixels acima da sua posição original - você pode usar flutuadores)

 O mapa é mostrado por todas as tiles das três camadas que não tem uma terrain_tag com o valor de 1 ou 2.
 Os outros tiles (terrain_tag = 1 ou 2) para elementos que são mostrados verticalmente, como a terceira camada de elementos na versão anterior.
 Os 2 ID de terrenos usados para elementos verticais terrain_tags_vertical_tiles = [1,2] # Você pode modificar estes valores
 Para acessar o nome dos mapas: data_maps = load_data("Data/MapInfos.rxdata")
 mode7_maps_settings = {}
 Prepara suas configurações para os mapas Mode7
 Basta setar o primeiro parametro no nome do mapa
 Um exemplo :
$mode7_maps_settings["Worldmap"] = ["#60", "X", "Y", "A", "H", "OV"]
 -> serão chamados quando "Worldmap" está incluído no nome
$mode7_maps_settings["Smallslant"] = ["#20", "A", "S"]
 Adicione qualquer número de configurações que você desejar


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Visualizações: 558 Downloads: 13
Informações

Desenvolvimento: MGCaladtogel

Categoria: Custom Moviment Systems

Classe: RGSS

Versão: 2.0

Tamanho: 804,59 kB

Ultima atualização: 29/03/09

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